Vacinas Oferecidas

A vacina Vírus Sincicial recombinante, adjuvada – Arexvy® – é inativada e de dose única.
Ela está indicada como rotina para adultos a partir de 60 anos de idade. Assim como aqueles que fazem parte de grupos mais vulneráveis como: cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, nefropatas e hepatopatas.
Deve ser feita a qualquer momento, independente da sazonalidade.

Protege contra doença do trato respiratório inferior (DTRI) associadas ao vírus sincicial respiratório (VSR) no bebê e no idoso.
Idosos a partir de 60 anos e gestantes (para a proteção do recém-nascido) entre a 32 e 36 semana de gestação.
Esquema de doses
* Idosos: dose única, a qualquer momento, independentemente de sazonalidade;
* Gestantes: dose únicaentre 32 e 36 semanas de gestação, a qualquer momento, independente da sazonalidade.

Protege contra difteria, tétano e coqueluche (acelular). O esquema de doses inicialmente acontece aos 02, 04, 06 meses de vida e possuem um reforço aos 15 meses, realizada inicialmente na infância através da vacina hexavalente/pentavalente acelular. Para aqueles indivíduos não vacinados ou somente vacinados com a vacina DT (difteria e tétano) podem se imunizar a qualquer momento e depois os reforços acontecem a cada 10 anos. Considerar antecipar reforço com dTpa para cinco anos após a última dose de vacina contendo o componente pertussis em adultos contactantes de lactentes.

Protege contra difteria, tétano e coqueluche (acelular). Também protege contra Poliomielite. Indicada para reforço da DTP para crianças de 04 anos.

vacina de influenza tetravalente de alta concentração, indicada para população 60+, dose única anual, com 4x mais antígenos, confere 24% mais proteção que a dose padrão comum, garantido estabilidade do nível de anticorpos por mais tempo.

protege contra doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, principalmente meningite. Indicada para crianças a partir de 2 meses, até 5 anos de idade. E também para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos com condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib: ausência de baço ou disfunção nesse órgão; antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea; após quimioterapia; entre outras.

Protege contra inflamação no fígado causada pelo vírus da hepatite A. Indicada a partir de 12 meses de vida para todos os indivíduos não vacinados, esquema de doses: duas doses com intervalo de 06 meses entre elas.

Protege contra infecção no fígado causada pelo vírus da hepatite B. Três ou quatro doses, dependendo da vacina utilizada. O esquema de dose inicia no nascimento.
Para indivíduos não vacinados: três doses no seguinte esquema 0-2-6 meses entre as doses

Rotina a partir de 50 anos. Esquemas: Vacina inativada (VZR) – duas doses com intervalo de 2 meses (0-2). Mas também pode ser aplicada em pacientes imunocomprometidos e imunossuprimidos acima de 18 anos.

Protege contra difteria, tétano, coqueluche acelular, haemophilus influenzae tipo B, poliomielite e Hepatite B. As doses acontecem aos 02,04, 06 meses de vida e possuem um reforço aos 15 meses de vida.
Recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade e podem ser aplicadas até os 7 anos, sempre que seja indicada cada uma das vacinas incluídas nessas combinações

Protege contra 9 tipos de Papiloma Vírus Humano que podem causar lesões na vulva, ânus, vagina, CA de pênis e orofaringe indicadas para ambos sexos na faixa etária de 09 a 45 anos. O esquema de doses depende da faixa etária, sendo duas doses para os indivíduos de 09 a 14 anos e três doses para indivíduos maiores de 15 anos até 45 anos, no esquema (0-2-6) referente a primeira dose.
**A vacina HPV quadrivalente será descontinuada em dez/2023 na rede privada**

Protege contra influenza e o esquema vacinal pode ser iniciado aos 06 meses de vida. Sendo que para aqueles não vacinados menores de 09 anos de idade (08 anos 11 meses e 29 dias), o esquema de doses será duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.
Para maiores de 09 anos, dose única anual. Para imunocomprometidos e idosos, dependendo do risco epidemiológico recomenda-se uma segunda dose após três meses da primeira dose.

Protege contra 13 tipos de pneumococos que causam doença, também confere proteção contra otite, sinusite bacteriana, rinite bacteriana, meningite causada pelo pneumococo. A vacina pode ser iniciada aos 02 meses de vida. Mas o esquema vacinal pode variar de acordo com a faixa etária.
Para indivíduos não vacinados maiores de 02 anos será uma única dose que o protegerá para vida toda.

Protege contra doenças graves ou invasivas causadas pelos 15 sorotipos de pneumococos contidos na vacina proteção contra meningite, bacteremia (infecção grave no sangue).
Na rotina, o esquema deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses.
Para crianças entre 1 e 2 anos e não vacinadas: duas doses com intervalo de dois meses;
Para crianças entre 2 e 5 anos de idade e não vacinadas: uma dose.
Para crianças a partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que justifiquem a vacinação e ainda não vacinados: dose única. Em algumas situações, duas doses com intervalo de dois meses podem estar indicadas. Nesses casos, pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).
Para maiores de 50 anos: dose única.
Para os maiores de 60 anos, recomenda-se complementar a vacinação com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

Oferece proteção contra 20 sorotipos diferentes do Streptococcus pneumoniae, o que a torna uma opção de vacinação mais abrangente em comparação com as versões anteriores (como a PCV13 e a PCV15).
Na rotina, o esquema deve ser iniciado aos 2 meses de idade, com três doses (aos 2, 4 e 6 meses) e um reforço entre 12 e 15 meses.
Entre 7 meses e 11 meses: duas doses no primeiro ano de vida e reforço entre 12 e 15 meses de idade.
Entre 12 e 24 meses: duas doses com intervalo de dois meses.
A partir de 24 meses: dose única
Para maiores de 50 anos: dose única

Indicada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições).
Para pessoas a partir de 60 anos deve ser aplicada de rotina. Recomenda-se reforço após 05 anos da primeira dose.

Protege contra difteria, tétano, coqueluche acelular, haemophilus influenzae tipo B, poliomielite.
Recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade e podem ser aplicadas até os 7 anos, sempre que seja indicada cada uma das vacinas incluídas nessas combinações.

protege contra meningite meningocócica dos tipos A,C,W e Y. As doses podem ser iniciadas aos 03 meses de vida, sendo que se iniciado nesta faixa etária, terá uma dose aos 05 meses e um reforço aos 12 meses. Entretanto o número de doses pode mudar de acordo com a faixa etária e laboratório.
Para adultos não vacinados: será uma dose, e a necessidade de reforço dependerá do risco epidemiológico.

Protege contra meningite meningocócica do tipo B. As doses podem ser iniciadas aos 03 meses de vida, sendo que se iniciado nesta faixa etária, terá uma dose aos 05 meses e um reforço aos 12 meses. Entretanto o número de doses pode mudar de acordo com a faixa etária.
Para indivíduos não vacinados maiores de 02 anos e até 50 anos serão duas doses com intervalo de 60 dias entre elas.

Protege contra tuberculose. Vacina aplicada ao nascer, para bebês com peso superior a 2kg. O esquema é compreendido de uma única dose por toda vida, para crianças que ainda não foram imunizadas, pode se realizar até os 05 anos de vida. Para os adultos que tiveram contatos intra-domiciliares de pacientes com hanseníase, há necessidade de vacinação.

Protege contra os quatro tipos de vírus que causam a dengue e é indicada para indivíduos de 04 aos 60 anos de vida com ou sem contato prévio com a doença. Esquema de duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Protege contra febre amarela e o esquema vacinal é realizado aos 9 meses e um reforço aos 04 anos.
Para indivíduos não vacinados menores de 04 anos de vida serão necessárias duas doses; A partir de 5 anos: O PNI disponibiliza dose única. A SBIm, no entanto, recomenda que uma segunda dose pode ser considerada, de acordo com o risco epidemiológico, pois não há consenso sobre a duração da proteção conferida e existe a possibilidade de falha vacinal; Pessoas a partir de 5 anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber uma segunda dose, independentemente da idade em que procurarem o serviço de vacinação, respeitando intervalo mínimo de 30 dias entre as doses

Protegem contra 05 tipos de rotavírus que causam gastroenterites graves que podem levar à desidratação e óbito. As doses acontecem aos 02, 04, 06 meses de vida. A primeira dose precisa ser administrada com até 03 meses e 15 dias e o esquema deve ser finalizado em até 7 meses e 29 meses.

Protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O esquema infantil compreende duas doses e acontece aos 12 meses e 15 meses de vida.
Para crianças mais velhas, adolescente e adultos não vacinados: A SBIm recomenda duas doses.

Protege contra catapora. A vacinação acontece no esquema de 02 partir dos 12 meses de vida.
Para indivíduos não vacinados: Para indivíduos suscetíveis (que não foram imunizados e não tiveram contato prévio com a doença) podem fazer duas doses com intervalo de 30 dias entre elas).

Clínica de Vacina em Pouso Alegre MG